terça-feira, 8 de Maio de 2012

Desafio 10 - Sociedade Agrícola João Barbosa (Vinhos Ninfa)


19 de Maio de 2012 - 11h00


Após a saudável ressaca do Desafio Douro, estamos de volta para mais uma das nossas visitas.

Para o nosso 10º Desafio, um numero sempre bonito, estamos de regresso ao Tejo. Foi nesta região que começou esta aventura, lembram-se?

Apesar do Vinho de Mesa (outrora denominado Vinho a Granel) ainda dominar a produção da região, hoje em dia há uma oferta muito variada, por entre castas novas que se juntaram às tradicionais, e a boa relação qualidade-preço dos mesmos tem sido uma bandeira para conquistar novos consumidores.

Não sendo ainda uma região de onde saem os grandes vinhos portugueses, já existem referências de excelente qualidade, que se elevam para um novo patamar.

O caminho ainda é longo, mas já começou a ser percorrido. 


É no contexto desta nova realidade que vamos rumar a Rio Maior, à Adega Porta de Teira, para conhecer o projecto da Sociedade Agrícola João Barbosa e os seus vinhos Ninfa.

"Fundada no ano de 1997, a Sociedade Agrícola João Teodósio Matos Barbosa & Filhos é uma empresa familiar que se dedica à produção de vinhos de alta qualidade, elaborados em vinhas próprias no Alentejo e Ribatejo, num sistema de produção integrada, técnica amiga do ambiente. As duas marcas da empresa, “Lapa dos Gaivões” no Alentejo, e “Ninfa” no Ribatejo provêm de vinhas únicas, o que faz com que o néctar seja dotado de propriedades irrepetíveis, qualidade que é reforçada pelo facto do enchimento de cada colheita ser realizado numa vez única.
João Barbosa, gerente da empresa, é oriundo de uma família com enorme tradição na produção e comercialização de vinhos e pretende dar a conhecer os seus vinhos a todos os apreciadores.
...O objectivo da Sociedade é criar uma relação de proximidade e confiança com todos aqueles com os quais se relaciona. Para que seja alcançado, a empresa tem vindo a fomentar desde 2003, o primeiro ano de vindima, a participação de familiares e amigos na apanha das uvas, tanto na vinha do Ribatejo, situada na encosta da Serra dos Candeeiros, como na vinha do Alentejo, na Serra de S. Mamede, na localidade de Esperança, distrito de Portalegre.
Assim, as uvas que dão origem aos vinhos da empresa são inteiramente produzidos por familiares e amigos, num ambiente de festa e salutar convívio.
A empresa tem também incrementado o número de participações em feiras e provas de vinho, de modo a dar a conhecer os seus produtos, para que todos os que assim o desejem, possam ter acesso aos seus vinhos de grande qualidade." 





Vamos começar o nosso Desafio com uma visita às vinhas e à adega, para de seguida fazermos uma prova com os vinhos Ninfa. No final, para quem quiser, os vinhos estarão disponíveis para compra na loja do produtor.

Ainda na companhia destes vinhos, segue-se o almoço, no Restaurante Solar do Sal, localizado nas Salinas de Rio Maior.

Para terminar, enquanto se ajuda a digestão, faremos uma visita às Salinas na companhia de uma guia do Turismo de Rio Maior.

O Desafio vai ter lugar no próximo dia 19 de Maio, e o encontro está marcado para as 11:00 na Adega Porta de Teira em Rio Maior.


A visita é oferta do produtor. O almoço é pago directamente no restaurante e tem um preço médio de 10€ por pessoa.

Esperamos poder contar com a vossa presença para mais uma jornada de boa disposição à volta do vinho. Feito o convite, ficamos a aguardar as vossas confirmações, que poderão ser feitas até ao dia 15 de Maio.

Podem contactar-nos para algum esclarecimento ou para confirmarem as vossas presenças, como sempre, através dos nossos canais habituais... À vossa e até dia 19.



Reservas e informações,
através do twitter, facebook
ou por email:  info@desafiosdaadega.com

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Depois confirma até dia 15 com um de nós.

      Eliminar
    2. Desta vez estás a jogar em casa Hugo, não tens desculpa :D

      Eliminar
  2. Viva, Contem connosco (Anabela Chastre e Luis Godinho) para a visita e almoço.
    Bjs e Abcs

    ResponderEliminar