segunda-feira, 9 de abril de 2012

Visita à Quinta do Seixo (Sandeman)

O fim de semana no Douro proposto pelos Desafios da Adega começou ainda na sexta-feira à noite, apesar dessa noite ser marcada por itinerário livre de modo a permitir a cada um fazer a viagem ao seu ritmo.

Foi apenas no Sábado de manhã que finalmente todo o grupo se reuniu e logo após o pequeno almoço no Hotel Folgosa Douro foi hora de sair em direcção à Quinta do Seixo.

Sinal Quinta do Seixo
Imagem: airdiogo, no Flickr

A viagem foi rápida mas ficou logo marcada pela beleza do Douro e das suas margens, onde os socalcos marcam a paisagem.

A aproximação à Quinta do Seixo, uma das propriedades da  Sandeman na região foi feita com expectativa crescente. Não só nos esperava um grande fim de semana mas também a oportunidade de conhecer uma das referências da região e do vinho do Porto.

vinhas na Quinta do Seixo
Imagem: airdiogo, no Flickr

Assim à hora marcada lá estava o grupo preparado para iniciar a visita. Esta começou com as explicações sobre a Quinta do Seixo e como se enquadra na Sandeman.

Antes de iniciar a visita às caves houve ainda oportunidade de conhecer a zona de descarga das uvas e conhecer os rigorosos parâmetros de qualidade exigidos.

Imagem: airdiogo

Descendo às caves deu para observar as características do terreno que caracteriza a Quinta e que faz parte deste terroir único.


Caves na Quinta do Seixo
Imagem: airdiogo, no Flickr


Sandeman logo
Imagem: airdiogo, no Flickr

Prosseguindo a visita seguiu-se depois a visualização de um pequeno vídeo onde foi explicado todo o processo de produção do vinho do Porto feito na Quinta do Seixo. Após o vídeo, a sala completamente escura iluminou-se para mostrar os lagares onde ainda hoje se produz o vinho e mostrar o robot de pisa mecânica que de forma mais eficiente e sem esforço substitui o método tradicional de pisa por grupos de homens e mulheres.

lagares na Quinta do Seixo
Imagem: airdiogo, no Flickr

Mas o momento mais esperado pelo grupo era mesmo a prova, especialmente depois de todas as explicações que apenas ajudaram a despertar a curiosidade do grupo.

The House of Sandeman
Imagem: airdiogo, no Flickr

Em prova estiveram três vinhos, uma surpresa preparada pela Quinta do Seixo para o grupo dos Desafios da Adega.

Começou-se com um Sandeman Porto Apitiv White, um vinho do Porto branco que também pode ser utilizado em cocktails ou apenas como aperitivo.

Seguiu-se o Sandeman Porto Vau Vintage 2000, um dos favoritos da maior parte do grupo.

Para acabar em grande chegou o Sandeman Porto Tawny 20 years old que apesar de não reunir consenso não deixou de ser reconhecido como um grande Vinho do Porto.

Imagem: Daniel Matos,

Acabada a prova houve ainda tempo para a primeira foto de grupo (onde ainda faltavam alguns elementos que apenas se juntaram mais tarde). Mesmo assim o dia começou com 27 pessoas a integrar a caravana dos Desafios da Adega e iria terminar mais tarde com 31 elementos na última visita do dia...

Podem também seguir os Desafios da Adega no twitter e no facebook.

Sem comentários:

Enviar um comentário